Manifesto

“Define-se manifesto como um texto dissertativo e com persuasão onde fala-se sobre princípios e intenções ou para alertar um problema que está ocorrendo.”

 

large (3)

 

Muita gente deve saber, e outras não, que a Fresno lançou nesta segunda-feira o seu novo EP Eu Sou a Maré Viva que contém ao todo 5 músicas. Uma delas é a canção Manifesto, que tem participação especial do Lenine e do Emicida.

Muita gente sabe que eu sou fã da Fresno, e outras não, alguns classificam a banda como emo e mais uns blablabla, eu já tenho outra opinião sobre ela, acredito que ao longo da carreira o grupo já conseguiu passar diversos sentimentos para o seu público, desde o sentimental passando pelo da raiva até chegar ao de manifestação que foi o que eu achei sobre esse novo trabalho dos meninos.

Se você vai julgar, xingar, tirar sarro ou outros afins, aperte o x ali em cima por favor, aqui eu não vou falar sobre qual o gênero da banda, qual a roupa que os caras vestem muito menos se eles curtem chorar no canto da parede ou não.

Ao longo dos anos eu aprendi muito com a banda, mas esse último trabalho foi de arrebentar. Achei todas as músicas magníficas, mas a que mais me chamou a atenção foi a Manifesto.

Qualquer um já percebeu que esse mundo tá mais do que errado e podemos notar claramente que muitos priorizam as coisas erradas na vida, e eu acho que é sobre isso que o Manifesto fala.

O Emicida diz na música que: “É sobre isso que o manifesto fala, nem ser menos e nem ser mais, ser parte da natureza”. E eu acredito demais nisso.

Porque as pessoas priorizam mais as coisas ruins que acontecem do que as boas? Porque a notícia ruim sempre anda mais rápido? Quem vai me dizer porque tem tanta gente por aí querendo ser maior que o mundo em que vive, achando que ele é só seu e que na sua individualidade conseguirá sustentá-lo?

Todo mundo precisa de alguém, e em conjunto, não tem nada que não possa ser feito.

Manifeste quem você realmente é hoje, chega de mentiras, palavras soltas que não representam você, e sim uma sociedade. Manifeste o amor, existem pessoas lutando para que ele sobreviva, porque não ser uma delas? Manifeste o que há de bom no mundo, espalhe ideias que precisam ser ouvidas, você nasceu livre e tem o direito de soltar a voz mundo afora. Manifeste o hoje, o tempo é incerto demais pra deixar que o futuro seja a hora certa de viver a sua vida.

Manifeste o grito que tem dentro de você sobre o que está errado por aí, aos poucos pode ser que a sua voz se torne uma canção e sirva de Manifesto para alguém.

A Fresno gritou por mais pessoas boas no mundo, por atitudes de mudança, por mais bem sem olhar a quem, trocas de experiências e um planeta menos utópico e mais real. Pelo visto o Lenine e o Emicida resolveram acompanhar o coro.

É sempre bom saber que existem pessoas por aí que não desistem da batalha. Você é um deles?

Deixe um comentário

